Córnea e Ceratocone

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, funcionando como uma lente que converge os raios de luz para a retina. Quando se opacifica por causa de enfermidades oculares, torna a visão embaçada, podendo levar até à cegueira.


Ceratocone >> Doença que afeta uma em cada duas mil pessoas no Brasil, o ceratocone pode ser definido, de forma geral, como uma deformação da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas, bem parecida com os sintomas de astigmatismo. É uma condição na qual o estroma corneano apresenta baixa rigidez, tornando-se mais elástico e fino, permitindo a formação de uma área abaulada mais protusa, com consequente irregularidade da curvatura corneana, ou seja, a córnea se afina e muda de forma, assumindo o aspecto de um cone. Se não tratada, pode levar à cegueira. Pode aparecer na infância ou se desenvolver a partir de outras doenças, como uma alergia ou infecção ocular.
Transplante de Córnea
Indicação
Traumatismos Oculares: causados principalmente por acidentes de trabalho.
Ceratocone: pode progredir por alguns anos e parar ou avançar e deformar a córnea. Nem sempre é possível corrigir o problema através de óculos e lentes, sendo necessário o transplante.
Complicações em cirurgias oculares: como desdobramento de outro tipo de cirurgia, pode ocorrer a perda da transparência da córnea; é mais comum de acontecer em idosos.
Outras causas: doenças metabólicas ou degenerações e distrofias também podem lesionar a córnea.
 
O método tradicional utilizado pela maioria dos oftalmologistas é o transplante penetrante, que consiste na substituição de toda a espessura da córnea doente por uma córnea saudável, oriunda de doadores de órgãos. Esta nova córnea é então fixada ao olho com um fio especial através de vários pontos.
Contudo, com a evolução da Medicina e a busca por novos tratamentos que aliem segurança e resultados positivos, já está sendo utilizada uma nova técnica para estes casos. Trata-se do transplante endotelial. Neste procedimento, apenas é substituída a camada mais interna da córnea que está doente (endotélio), sendo aderida naturalmente às demais camadas, ou seja, não há necessidade de pontos para segurar o transplante.
Como resultado, o paciente dispõe de um pós-operatório mais rápido, com a recuperação da visão em semanas, ao contrário do procedimento tradicional em que a recuperação pode levar meses. Além disso, é uma técnica que oferece melhor desempenho ao paciente, apresentando uma alta taxa de sucesso.
 

Anel Intraestromal
Com o objetivo de estabilizar e reduzir a protuberância corneana, o procedimento consiste no implante de um disco entre as camadas da córnea, trazendo-a a sua forma natural. O procedimento aumenta a estabilidade do olho, proporcionando como resultando a melhora da visão com auxílio de óculos e/ou lentes de contato. Em alguns casos, a implantação do anel também pode ser útil para retardar o progresso da doença. 
 

Cross-linking
O cross-linking não representa a cura definitiva do ceratocone, mas tem o objetivo de deter a progressão do mesmo e, com isto, conter a deterioração da visão e evitar a necessidade de um transplante. Ele refaz as ligações de colágeno da córnea, proporcionando um enrijecimento do tecido corneano e, consequentemente, a estabilização da doença, pois reduz significativamente a elasticidade e aumenta a resistência biomecânica do tecido. Com isso, a dificuldade na percepção das imagens passa a ser melhor.
O cross-linking Iroc de 10 minutos é um dos procedimentos mais recentes no mercado e tem revolucionado o tratamento de ceratocone e ectasia de córnea. O procedimento é rápido e indolor, com utilização de anestesia utópica. Como resultados, a recuperação mais rápida do epitélio e melhora da acuidade visual. Porém é importante salientar que este tratamento é indicado para quem tem boa qualidade refrativa, quando a doença ainda não avançou para quadros mais graves; nos demais casos, o transplante de córnea ou implantação de anel intraestromal são mais indicados.

footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital