Oftalmopediatria

É a área da Oftalmologia que atende bebês e crianças, sendo volt6ada para a detecção de doenças que já aparecem nas idades mais jovens.
Um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que quatro em cada dez casos de cegueira infantil são reversíveis ou poderiam ter sido evitados, e uma forma disto acontecer é através do Teste do Olhinho.

Todo bebê que nasce, nas primeiras 24 horas de vida, precisa realizar o teste, que previne 60% das causas de cegueira, doenças congênitas, rubéola e catarata, sendo considerado um método eficaz para diagnosticar algum eventual problema no recém-nascido.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são as chaves para que a criança tenha uma saúde visual com qualidade. A visão se desenvolve durante a infância e alcança a maturidade por volta dos cinco anos de idade. Por isso é importante o acompanhamento médico, pois caso seja detectada alguma deformidade, é possível corrigir nos primeiros anos de vida. Nesta fase, doenças comuns são estrabismo e conjuntivites.

O teste consiste em uma fonte de luz que sai do oftalmoscópio, onde é observado o reflexo das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho ou laranja. Caso a cor seja opaca, branca ou amarelada, significa que o recém-nascido possui alguma patologia e é preciso investigar. Chamar a atenção da criança com um objeto nas mãos de longe e ir se aproximando, fazendo movimentos com o objeto para checar se o bebê acompanha ou tirar fotografias dos olhos da criança podem ser saídas ‘caseiras’. No caso de aparecer alguma mancha branca ou os pais perceberem algo estranho no movimento dos olhos, é importante checar com um médico, pois pode ser sinal de algum problema.

As irregularidades oculares que podem ser detectadas durante o exame são especialmente: catarata congênita, má formação ocular, opacidades na córnea, tumores intraoculares ou hemorragias vítreas.


footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital