Acne
Queda de Cabelo
Brotoeja
As miliárias são bolinhas de água vermelha acompanhadas de coceira. Aparecem mais em crianças nas regiões das dobras de pele, como o pescoço. Elas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e surgem devido ao excesso de calor e transpiração. Se você não quer passar por esse incômodo, evite sol por muito tempo e ambientes muito quentes. Para acalmar a irritação, misture maisena no banho dos pequenos ou passe pasta d’água nas feridas.
Câncer de Pele
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Estima-se que 76% dos homens e 62% das mulheres se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção.
O câncer de pele é causado pelo aumento incontrolável de células cutâneas anormais, que são estimuladas pelos raios de sol. Existem três tipos: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, sendo que os dois primeiros representam 70% do total dos casos, porém o melanoma é o mais perigoso e oferece maior risco de morte, já que pode causar metástase.
Orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
- Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).
- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
- Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
Celulite
Dermatite de Contato
Dermatite de contato é um tipo de alergia cutânea que tem como causa o contato direto da pele com substâncias que ocasionam irritação e inflamação. Existem vários produtos que podem provocar a dermatite de contato, como metal, antibióticos de uso tópico, cosméticos, substâncias derivadas daborracha e produtos de limpeza. O problema pode se manifestar em qualquer parte do corpo, mas ocorre principalmente em mãos, pés, couro cabeludo e pálpebras. Pescoço, punhos e a região ao redor do umbigo também podem apresentar sinais.
Estrias
A estria é resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina presentes na pele. Essas fibras são responsáveis por garantir à pele elasticidade e firmeza. Essa ruptura ocorre quando as fibras são esticadas demais e acabam não aguentando. Isto pode ocorrer quando a pessoa engorda demais, quando a mulher engravida, quando a pessoa cresce aceleradamente ou durante o efeito sanfona, em que a pessoa engorda e emagrece rapidamente; problemas hormonais também podem provocar estrias. Quando surgem, as lesões são avermelhadas ou rosadas e conforme vão evoluindo vão assumindo uma coloração esbranquiçada e brilhante. Em sua fase mais amena, os tratamentos apresentam mais resultados. Caso contrário, tratamentos mais específicos deverão ser aplicados.
Foliculite
Caracteriza-se pela formação de pequenas bolhinhas de pus centradas por pelo com discreta vermelhidão e pode ocorrer espontaneamente pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação. Evite usar roupas de fibras sintéticas e apertadas, pois elas favorecem a sudorese e a proliferação de bactérias, aumentando as chances de aparecimento do problema.
Hiperidrose
Melasmas
Pintas
Contudo, alguns casos podem evoluir para câncer de pele e é preciso estar atento a possíveis mudanças. Para isso, usamos a regrinha do ABCD: pintas assimétricas (a), com bordas irregulares (b), cores diferentes (c) e dimensão (d) superior a seis milímetros. Outros sintomas são coceira, sangramento e/ou aumento das mesmas. Além disso, a visita regular ao dermatologista para uma avaliação clínica pode ajudar na detecção e tratamento precoce de um possível câncer de pele.