Toxina Botulínica
Um procedimento muito procurado para retardar ou aliviar os efeitos do envelhecimento, deixando a pele mais bonita, é a TOXINA BOTULÍNICA, o chamado popularmente BOTOX (nome do produto comercial).
Trata-se de uma substância líquida, estéril e liofilizada, aplicada em pequenas doses para suavizar e/ou eliminar rugas e pés-de-galinha do dia a dia, as famosas “marcas de expressão”.
Os músculos da testa e em torno dos olhos se contraem excessivamente quando você franze as sobrancelhas, sorri ou faz caretas. Assim, a toxina botulínica bloqueia os impulsos nervosos dos músculos, fazendo com que se relaxem e a pele fique mais lisa e jovem.
A vantagem da toxina botulínica é a eliminação de rugas sem precisar de uma cirurgia plástica. Há muito poucas restrições ou contraindicações, o procedimento dura poucos minutos e tem um efeito de quatro a seis meses.
Hiperidrose
O suor é um mecanismo natural utilizado pelo nosso corpo para manter a temperatura, entretanto quando é excessivo e incontrolável pode ser sinal de Hiperidrose.
As mãos, pés e axilas são os locais mais afetados e por serem mais aparentes acarretam desconfortos físico e emocional, o que atrapalha de maneira significativa a vida social, prejudicando até mesmo a autoestima e convívio com outras pessoas.
Existem dois tipos de hiperidrose: a primária, que aparece nos locais mais comuns e que não tem uma causa específica; e a secundária, decorrente de complicações de saúde como câncer, hipertireoidismo, menopausa e até problemas emocionais (ansiedade, por exemplo), e que afeta apenas uma área do corpo.
Os tratamentos mais comuns e menos invasivos incluem uso de antitranspirantes específicos e medicamentos a base de drogas anticolinérgicas que reduzem a produção das glândulas sudoríparas. Outro tratamento que oferece bons resultados é a aplicação da toxina botulínica nas áreas afetadas para bloquear as glândulas que produzem o suor. Neste caso, pode ser realizada nas axilas, palma das mãos e couro cabeludo, precisando ser realizada refeita a cada seis ou oito meses. Já para quem procura um tratamento definitivo, há a possibilidade de realizar o que chamamos de Lipoaspiração de Axilas, mas que só pode ser feita nesta área do corpo.
Peelings
O Peeling é um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Através da aplicação de algumas substâncias químicas, como ácidos específicos, a camada da pele se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir. É por isso que, depois de fazer um peeling, a pele fica avermelhada e descamada; significa que ela foi renovada. Existem vários tipos de Peeling e é o especialista quem vai indicar qual é o melhor dependendo do seu caso e do seu tipo de pele.