19th Ave New York, NY 95822, USA

Glaucoma

Patologia caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que provoca uma compressão do nervo óptico tendo como efeito diminuir a acuidade visual, começando normalmente pela área periférica do campo de visão podendo levar à cegueira. Em todos os tipos de glaucoma, o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido à alta pressão ocular. O tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto) não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão. O glaucoma de ângulo fechado, embora raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.

Tratamento

O SLT – Trabeculoplastia Seletiva a Laser – é indicado para pacientes com glaucoma de ângulo aberto (o tipo menos grave), porém responsável por 80% a 90% dos casos. As aplicações de laser atingem apenas as células afetadas do olho, estimulando o próprio corpo a buscar mecanismos naturais para reduzir a pressão intraocular, de forma a aumentar a drenagem para facilitar o escoamento do humor aquoso e controlar a pressão. O procedimento é simples, indolor e realizado no próprio consultório, não levando mais do que cinco minutos. Sua eficácia é comprovada, minimizando os efeitos causados pelo glaucoma. Como resultado, o paciente pode conviver melhor com a doença e alcançar uma qualidade de vida melhor.

A trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) pode ser é um grande avanço no controle do glaucoma, pois permite, por exemplo, que o paciente suspenda o uso de medicamentos e substitui, também, as alternativas para os casos mais críticos, como a cirurgia e a trabeculoplastia laser de argônio (ALT), trazendo resultados mais rápidos, além de o procedimento poder ser repetido em um mesmo paciente outras vezes, aumentando a eficácia do tratamento.

Leave a comment