Horário: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

icon_youtube.png

icon_faceb.png

Agendamento

icon_tel.png  +55 17 3311-2030

icon_whats.png  +55 17 99627-0260

Notícias

Avanços no campo das células-tronco proporcionam tratamentos para doenças oftalmológicas

Estudos oferecem nova perspectiva para uso destas células na regeneração dos tecidos oculares danificados.

Há um potencial futuro enorme para o tratamento de doenças como a degeneração macular relacionada à idade, retinose pigmentar e doenças do nervo óptico a partir das células-tronco. Pesquisas confirmam os benefícios deste tipo de tratamento e cirurgias começam a ser realizadas.

Segundo o oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, integrante do Mitosis – Centro de Terapia Celular Nível II, localizado em São José do Rio Preto, a terapia baseada em células-tronco para regeneração e reparo ocular constitui uma esperança para a restauração da função visual em indivíduos com tecidos oculares irreversivelmente danificados por doença ou trauma. “Algumas patologias, principalmente as ligadas à retina, podem ser tratadas com células-tronco, devolvendo a visão para o paciente. Essa técnica oferece esperança para as pessoas que perderam a visão a acreditam que nunca irão recuperar”, destaca.

A Retinose Pigmentar - doença genética que causa degeneração da retina e perda gradual da visão provocando a cegueira irreversível – e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) são as principais doenças em que se tem aplicado esta técnica. “A morte da célula neural é a causa da cegueira como resultado das doenças degenerativas da retina, e as células-tronco têm o papel de substituir esses neurônios danificados, restabelecendo as conexões e reparando a visão. É algo novo, porém com resultados comprovados e com um futuro promissor, pois será a salvação para muitos casos”, explica o especialista.

As células são retiradas da própria medula óssea do paciente através de punção na altura da bacia e são processadas em laboratório para separação das células-tronco que serão implantadas.

A utilização de células-tronco para tratamento oftalmológico já vem sendo estudada há alguns anos e realizada em alguns locais, como em São José do Rio Preto, mas existem pré-requisitos e perfis que são adequados para este tipo de tratamento. “O ideal é sempre consultar um oftalmologista, que poderá orientar o paciente”, finaliza.

 

CELULAS_TRONCO.jpg

 

SAIBA MAIS

 

footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital

© www.pizarroho.com.br | Todos os direitos reservados. | Diretor Técnico: Dr. José Renato Pizarro | CRM 25.637
Desenvolvido por Polosoft