Lentes Trifocais proporcionam a visão plena sem óculos para quem tem catarata, Tratamento é novidade no mercado e traz vários benefícios para o paciente.
A cirurgia é o tratamento indicado para quem tem catarata, causada pela opacificação do cristalino, o que deixa a visão embaçada. Durante o procedimento, o cristalino é substituído por uma lente intraocular que “devolve” a qualidade da visão. E é que se encaixa essa novidade: as Lentes Intraoculares Trifocais.
Geralmente, após a cirurgia de catarata, o paciente precisa usar óculos para enxergar de perto, e às vezes até de longe. Algumas lentes disponíveis no mercado oferecem a possibilidade de eliminação parcial dos óculos, precisando o paciente utilizar o acessório para realizar algumas tarefas que exigem a chamada visão intermediária, como ler um cardápio ou usar o computador. Contudo, com as lentes trifocais abre-se uma nova possibilidade: alcançar a visão plena (perto, intermediária e longe) sem os óculos.
Segundo o oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, esta nova lente é resultado de anos de estudos e pesquisas realizadas pela empresa alemã Zeiss, detentora da excelência em tecnologias ópticas. “As Lentes Intraoculares Trifocais trazem para os pacientes aquilo que eles mais procuram: ter novamente a mesma visão que tinham antes de desenvolverem a catarata. E com as Lentes Trifocais eles alcançam a independência dos óculos para uma vida ativa sem limitações, contribuindo para o aumento da autoestima, da qualidade de vida e, consequentemente, da expectativa de se viver mais”, explica.
É importante ressaltar que 70% da nossa relação com o mundo se dá através do sentido da visão. Portanto, não enxergar bem, inevitavelmente, leva a uma vida incapacitante, acarretando consequências sociais, psicológicas e econômicas para o indivíduo e a sociedade. Então realizar uma cirurgia de catarata com a implantação de lentes trifocais é a possibilidade de se ter de volta sua qualidade ocular para viver mais e melhor.
Vale ressaltar que a lente intraocular trifocal é colocada uma única vez, durante a cirurgia de catarata, proporcionando a visão plena para o resto da vida, ou seja, não é necessário nenhum tipo de troca de lente ou procedimento adicional, o que equivale a dizer que o paciente está fazendo um investimento na qualidade da sua visão que vale para a vida toda. “Contudo, a consulta com um profissional experiente é muito importante, pois ele irá avaliar o seu caso e lhe indicar qual o melhor tratamento indicado para você. Algumas pessoas podem não ter os pré-requisitos para realizar o procedimento que desejam, por isso conversar com seu médico é fundamental”, finaliza.
Ao aparecimento de qualquer sintoma, procure um oftalmologista, e não deixe de fazer seus exames de rotina, pois através deles várias doenças podem ser detectadas precocemente, o que aumenta muito a chance de cura.