Horário: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

icon_youtube.png

icon_faceb.png

Agendamento

icon_tel.png  +55 17 3311-2030

icon_whats.png  +55 17 99627-0260

Notícias

Hipertensão pode prejudicar a visão além de desencadear outras doenças

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 30 milhões de hipertensos. A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. E pode trazer consequências, inclusive, para sua visão.

Um dos principais fatores de risco para a ocorrência de AVC (acidente vascular cerebral), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca, a pressão alta é uma das causas de doenças oculares como retinopatia hipertensiva e obstrução da circulação sanguínea retiniana. De acordo com o oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, durante a consulta de rotina, quando realizado o exame de fundo de olho, é possível detectar se a pessoa possui hipertensão. “Os pacientes que têm pressão alta possuem sinais característicos, como alterações nos vasos da retina, podendo até levar a uma hemorragia ocular, causando até mesmo um descolamento de retina”, explica.

Uma das medidas mais importantes para se evitar qualquer problema, é o controle do consumo de sódio na alimentação, um dos vilões e provocadores da hipertensão. “Hábitos saudáveis e alimentação balanceada são os principais cuidados. Essas medidas não são apenas preventivas, mas fazem parte do tratamento. As pessoas que cuidam da sua saúde desde cedo consequentemente têm uma qualidade de vida melhor, evitando o aparecimento de inúmeras doenças, inclusive as oculares”, completa o especialista.

Assim, atente-se para o que você come e para os hábitos que possui. “A consulta regular ao médico continua sendo sempre fundamental, pois através de exames de rotina podem ser detectadas inúmeras doenças, podendo ser tratadas logo no início, evitando problemas maiores”, finaliza.

 

SAIBA MAIS

 

footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital

© www.pizarroho.com.br | Todos os direitos reservados. | Diretor Técnico: Dr. José Renato Pizarro | CRM 25.637
Desenvolvido por Polosoft