Horário: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

icon_youtube.png

icon_faceb.png

Agendamento

icon_tel.png  +55 17 3311-2030

icon_whats.png  +55 17 99627-0260

Email

icon_email.png contato@pizarroho.com.br

Notícias

PINTAS: Estar atento a possíveis sintomas pode evitar câncer de pele

As pintinhas espalhadas pelo nosso corpo parecem ser inofensivas. E algumas são mesmo. No entanto, algumas delas podem ser sinal de algo mais sério.  Milhões de pessoas a cada ano são diagnosticadas com câncer de pele no mundo, e este número tem crescido nas últimas décadas. Por isso, é importante entender o que são as pintas e quais aquelas que podem evoluir para um possível câncer de pele.


As pintas são pequenas “marcas” formadas por melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele e dos pêlos. Nós podemos ter uma média de 20 a 30 pintas (ou nevos melanocíticos, o nome médico para esse tipo de sinal) na pele, que podem ser de nascença ou adquiridas ao longo da vida. Elas não provocam nenhum sintoma e aparecem por determinação genética ou por exposição ao sol.


Contudo, alguns casos podem evoluir para câncer de pele e é preciso estar atento a possíveis mudanças. Para isso, usamos a regrinha do ABCD: pintas assimétricas (a), com bordas irregulares (b), cores diferentes (c) e dimensão (d) superior a seis milímetros.  Outros sintomas são coceira, sangramento e/ou aumento das mesmas. Além disso, a visita regular ao dermatologista para uma avaliação clínica pode ajudar na detecção e tratamento precoce de um possível câncer de pele.


O mais importante, contudo, é a prevenção. O principal fator causador de câncer de pele é o excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. Pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade devem ter atenção redobrada. Também é muito importante evitar horários de maior intensidade de luz ultravioleta - entre 10 horas e 15 horas – e nunca se esquecer de usar protetor solar em qualquer ocasião, mesmo debaixo de chuva. Pessoas com histórico familiar de câncer de pele devem ser mais cuidadosas e realizar consultas rotineiras com médicos especialistas.


Nem todas as pintas transformam-se em câncer de pele, mas é importante estar atento, sempre!

 

SAIBA MAIS

 

footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital

© www.pizarroho.com.br | Todos os direitos reservados. | Diretor Técnico: Dr. José Renato Pizarro | CRM 25.637
Desenvolvido por Polosoft