Horário: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

icon_youtube.png

icon_faceb.png

Agendamento

icon_tel.png  +55 17 3311-2030

icon_whats.png  +55 17 99627-0260

Email

icon_email.png contato@pizarroho.com.br

Notícias

Aumenta o número de casos de cegueira causados por catarata

A catarata tem se tornado a principal causa de cegueira entre pacientes idosos. Isso porque a expectativa de vida tem aumentado, à medida que a taxa de natalidade diminui. Isso quer dizer que teremos mais idosos nos próximos anos do que jovens, grupo de foco da doença. Assim, mais brasileiros devem ser acometidos pela catarata.
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2012 foram realizadas 432 mil cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 84 mil a mais do que em 2010, quando foram contabilizadas 348 mil. Contudo, ainda são insuficientes para atender a toda população que precisa do procedimento.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um ano o número de brasileiros com mais de 60 anos aumentou em 1,2 milhões de pessoas, subindo de 22,3 milhões em 2010 para 23,5 milhões em 2011. O principal grupo de risco da doença são os idosos, a partir dos 60 anos, sendo que 17% das pessoas até 65 anos e 47% dos que têm de 65 a 74 anos.


De acordo com o médico oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, a catarata tem sido uma doença cada vez mais comum e as pessoas já estão percebendo a necessidade da cirurgia para poderem ter uma vida normal. “A visão menor que 50% impõe limites à atuação profissional, e hoje temos muitas pessoas acima dos 60 anos que trabalham”, exalta.


A catarata é uma doença que acomete o olho, causando a perda da transparência do cristalino – lente natural responsável pela passagem de luz. Em outras palavras, a opacificação do cristalino vai dificultando a chegada da luz à retina e a visão vai diminuindo. “Atualmente já existem tratamentos, inclusive a laser, com menor impacto, que trazem a visão de volta, oferecendo uma vida com qualidade para o paciente. Contudo, é sempre importante procurar um oftalmologista que irá orientá-lo sobre as opções de tratamento e quais se encaixam para o caso”, destaca.


No Brasil, a catarata é responsável por 48% dos casos de cegueira e é uma doença que não se pode evitar. “Por outro lado, algumas medidas e hábitos podem atrasar seu surgimento, como uma alimentação balanceada, sem gorduras e sal, a proteção ao sol, antitabagismo, prática de exercícios físicos e vida sem estresse. Dessa forma, existe uma chance da doença aparecer mais tarde”, completa.


A única forma de tratar a catarata é através da cirurgia que consiste em retirar o cristalino do olho e implantar uma lente artificial em seu lugar. “Hoje, com o desenvolvimento de novas técnicas como as lentes intraoculares Premium e utilização do laser de femtosegundo, o tratamento da catarata se tornou seguro e eficaz beneficiando milhares de pessoas portadoras desta doença”, destaca. 

Raio X da Catarata


Quando aparece: geralmente após os 60 anos
Sintomas da doença: dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros; mudança frequente do grau dos óculos; perda da visão de contraste; e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).
Tratamento: cirurgia com implantação de lente intraocular
Profilaxia: dieta rica em vitamina C (frutas cítricas), carotenoides (folhas verdes), vitamina E (encontrada em gérmen de trigo e abóbora), selênio (tem na castanha do Pará), zinco (encontrado nos cereais, ostras e iogurte); outra dica é não se esquecer dos óculos com proteção UV mesmo no inverno.



 

SAIBA MAIS

 

footer.pngA tradição, o pioneirismo e inovação constante em cirurgias e tratamentos oculares tornam o Pizarro Hospital do Olho sinônimo de qualidade e confiança.

Email Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre o Hospital

© www.pizarroho.com.br | Todos os direitos reservados. | Diretor Técnico: Dr. José Renato Pizarro | CRM 25.637
Desenvolvido por Polosoft